Finalmente...

Written by magali 0 comentários Posted in:

veio a chuvinha, sabe tão bem ouvi-la e até mesmo senti-la..., mais do que em qualquer outra ocasião! Noutra altura era capaz de pensar, está a chover, vou ter de vestir gabardine, calçar botas e andar de chapéu, que chatice!!! Às vezes é preciso sentir falta, para darmos o devido valor a coisas tão essenciais como a água. Espero que chova e que chova bem!!!!
muitos beijinhos:)
magali

Read more

O mundo é uma selva...

Written by magali 0 comentários Posted in:

"O mundo é uma selva...
É natural que te apeteça chorar
mas se o soluço te abafar a garganta,
endireita as costas, levanta o queixo e sorri,
ri mesmo, abertamente
frente ao que te considera humilhado
pois o humilhante é humilhar-se os humildes.
É natural que te sintas só
e te percas na imensidão da tua própria solidão
mas quando a solidão fizer eco na tua vida
e te sentires desesperadamente só,
abraça o ar que te rodeia,
respira profundamente e lembra-te
que a vida é um desafio a longo prazo,
é um poema de herois
não de vencidos.
Tu homem, tu mulher
nasceram para vencer.
É natural que morras lentamente
quando sentes o passado passar-te pelos dedos
como nuvens sopradas pelos ventos.
É natural que as lágrimas
queiram rebentar dos teus olhos,
e os joelhos queiram dobrar
ao peso dos passos parados
de quem não sabe por onde andar.
É natural que te sintas confundido nos dias
É natural que odeies o mundo que te rodeia
É natural que as pessoas para ti
tenham aspecto de estátuas,
drogadas, autómatos, assassinos, ninguéns.
Nenhuma pessoa é ninguém!
Nem tu és o mundo!
O que é o mundo?
Além de tudo é a força dos gigantes
a espezinhar os fracos
fracos amordaçados com a verdade a espirrar pelos poros
porque a boca fica muda
falta de força, não da verdade
mas a força que torna fortes os fracos.
Assim começa a luta desigual nesta selva da vida
Na selva só sobrevivem os fortes!
Se te apetece chorar, ri
ri, não compulsivamente, mas com serenidade.
Se te apetecer quedar-te estático a um canto
sem forças para reagir, levanta-te e prepara-te para agir
mesmo que não saibas como
Estático é que não!
Os cemitérios é que estão povoados
de estátuas adormecidas
nos luares das noites frias.
Não deixes os outros sentir
a extensão da tua pobreza,
não lhes mostres a simplicidade dos teus trajes,
nem sequer as tuas ânsias secretas
não lhes mostres a tua sede
nem a tua fome, nem o teu abandono.
Tu, na selva para sobreviveres
só tens de lhe mostrar a força,
não de armas,
força dos fortes.
Dignidade com brilho no olhar.
Se te apetecer chorar, ri!
Se te apetecer fugir, fica!
Se te apetecer acabar, vive!
Se te apetecer comer, espalha as únicas migalhas
do teu pão pelos pássaros!
Se os teus pés estiverem feridos, dança!
Se estiveres desesperadamente só olha ao teu lado.
Há algo vivo à tua espera!
nunca espalhes o teu sangue
a tua dor, o teu suor, a tua vida, sem luta.
Na vida só sobrevivem os fortes
Se és fraco terás de deixar de O ser!"
Maria Elvira Bento

Read more

Written by magali 0 comentários Posted in:

Nunca pensei tão a sério na hipótese de ir para o estrangeiro, talvez para outro país europeu mais organizado, eu e muitos jovens sentimo-nos descontentes, infelizmente no nosso país a ajuda aos jovens em inicio de vida é pouca, desde a falta de emprego, ao preço das casas, ter filhos hoje em dia é uma aventura! Os ordenados são baixos para os preços de todas as coisas... Andam uns a contar tostões para que outros possam viver à grande e à francesa! É triste saber que o país no qual vivo é conhecido como o "país das bananas"! Todos os dias, nos meios de comunicação somos invadidos por casos de corrupção um pouco por todo o lado, no desenvolvimento da notícia constatamos que os corruptos continuam impunemente a fazer o que sempre fazem, não há penalizações por isso a corrupção repete-se! O problema do desemprego, onde ínumeras fábricas fecham ou são deslocalizadas para outros países e deixam desempregados tanta gente considerada "fora de validade" para continuar a trabalhar, onde os licenciados tiram cursos onde investem dinheiro e tempo e não é por isso que tem emprego! Semanalmente o aumento do preço do petróleo que faz aumentar o preço dos combustiveis e por consequência de todos os produtos, qualquer dia vivemos do ar!!! O problema de todos os anos, os incêndios, que na maioria são de origem criminosa e onde mais uma vez não existem penalizações para quem os pôe! Em Portugal toda a santa gente pode fazer o que lhe dá na telha, é como cada um quiser, a anarquia total! O que esperamos é alguma disciplina para não andarmos à deriva.
Apesar dos muitos problemas do nosso país ainda tenho esperança e cá no fundo não posso deixar de pensar que posso vir a contribuir para a mudança!!! É isso que me vai incentivando...
Magali

Read more

Saudades...

Written by magali 0 comentários Posted in:

O meu avô materno era um homem como hoje em dia há poucos... extremamente cavalheiro com todas as mulheres, era um homem à antiga, usava chapéu de abas que tirava às senhoras quando andava na rua, coisas que hoje em dia só se vê nos filmes!! Falava com toda a gente, era extremamente educado! No dia da mulher costumava dar-nos uma florzinha... Era com enorme prazer que passeavamos por V.F.X. na sua companhia, nós tinhamos imenso orgulho nele, e ele orgulho das suas netinhas..., era um avô literalmente babado, costumava ir entre nós e dizer-nos com uma voz carinhosa, "os meus pãezinhos"! Quantas vezes íamos ver onde é que andava enquanto a minha avó esperava com o almoço à mesa..., encontrávamo-lo muitas vezes no jardim da Avenida a ler o Jornal completamente absorvido ou embrulhado em tarefas no colégio! Cumprir horários era complicado..., cada vez que ía apanhar algum transporte, a minha avó apanhava imensas ralações, chegava sempre em cima da hora e muitas vezes tinha de pedir para o comboio esperar! Tinha esse defeito, era muito distraído mas isso era compensado pelas suas muitas qualidades!
A última recordação que tenho dele, foi quando lhe disse que tinha tinha passado no exame de código, estávamos na paragem à espera do expresso para Évora, ficou muito contente... lembro-me como se isso tivesse acontecido ontem... tenho imensas saudades tuas avôzinho!!!
Magali

Read more

Written by magali 3 comentários Posted in:

É sempre uma coisa que me dá imensa satisfação, regressar ao Alentejo, essa região onde vivi durante sete anos da minha vida, é como apanhar uma lufada de ar fresco!!!! Ainda me lembro de quando fui pela primeira vez para a bela cidade de Évora, estava muito triste de deixar a minha cidade, a minha família, o pé, a mana, ia mesmo com a lágrima ao cantinho do olho pela incerteza do que ia encontrar, pessoas desconhecidas, uma cidade diferente, o ter de viver sozinha e partilhar casa com outras pessoas que podiam ser completamente diferentes... Hoje em dia penso ainda bem que fui, conheci uma cidade linda cheia de cantinhos e recantos que hoje conheço bem, fiz amigos e amigas, pessoas extraordinárias sem os quais hoje era difícil de sobreviver, cresci e aprendi a ver as coisas de outra forma... Foi uma bela etapa da vida da qual restam muitas recordações e felizmente alguns BONS amigos!!! A todos eles quero dizer, ADORO-VOS!!! Muitos Beijihos!!!! Magali

Read more

Mais um ataque

Written by magali 0 comentários Posted in:

Hoje fomos novamente surpreendidos por mais um ataque terrorista na Europa, desta vez em Londres. Infelizmente, é a única maneira de chamar a atenção das superpotências, recorrer a estes ataques que fazem um sem número de vítimas, que nada têm a dizer sobre estes problemas político/económico/estratégico mundiais. É tudo uma questão de ver quem tem mais poder, quem comanda tudo, é o negócio do petróleo, o dinheiro, o dinheiro, o dinheiro.. e a ganância de mais dinheiro!! Quando é que temos um planeta mais justo, sim porque quando acabar o petróleo haverá sempre outros recursos naturais passíveis de disputar... E quem é o culpado de tudo isto??? É o Homem, na sua pior faceta, no seu egoísmo, na sua falta de humanismo, na sua sede de PODER!!
Magali

Read more

Os meus avós maternos tinham um colégio, onde havia aulas até à antiga quarta classe. Eu e a mana íamos muitas vezes para lá nas férias escolares da páscoa e também chegámos a ir nas férias grandes. Nessa altura não havia aulas mas os pais deixavam lá os miúdos para passar o dia. Eu e a mana eramos mais velhas do que a maioria dos miudos e para todos os efeitos netas dos donos e quando havia zaragata lá diziam eles: “Vou chamar a neta do senhor Ferreira”. O meu avô era um homem muito respeitado pelos miúdos, talvez por ser um pouco severo, ao mesmo tempo era um homem extremamente bondoso para as crianças, estava sempre a tentar dar-lhes tudo o que achava importante, no fundo talvez os tratasse como se fossem seus netos. Na altura do Natal comprava imensos brinquedos novos para a infantil, os habituais carros para os meninos e bonecas para as meninas, passando por jogos, livros, material para as actividades didáticas, um vez comprou uns colchões todos coloridos que se encaixavam uns nos outros e faziam várias formas, comprava instrumentos para a sala de música, enfim...uma quantidade de coisas. Ao fim de semana eu e a mana pasávamos muitas horas no colégio, nessa altura podíamos desfrutar de tudo o que o avô comprava, era tudo só para nós! Passávamos horas na infantil com os brinquedos, no ginásio, onde andávamos nas argolas a fazer cambalhotas, no pneu onde nos enfiávamos e depois baloiçávamos, na trave, no espaldar ou no parque infantil onde havia os célebres baloiços, o escorrega, as argolas cujo o objectivo era passar por entre as argolas desde lá de cima até ao chão, havia também uma rede esburacada até ao tecto que dava para trepar, umas traves onde dávamos cambalhotas. Íamos muitas vezes para as salas de aula fazer desenhos no quadro e brincar às professoas e aos alunos, uma fazia de professora e outra de aluna. Mas uma das coisas que eu mais gostava era do piano na sala de música, apesar de nunca ter aprendido a tocar. Não havia vez, que eu fosse ao colégio e não corresse para o piano..., dava-me imenso prazer estar ali a tocar umas notas. O meu avô passava muito tempo no escritório que ficava mesmo em fente à sala de música e gostava muito de me ouvir, dizia que eu tinha jeito! Tenho muita pena de nunca ter aprendido a tocar...

Read more

Recordações...

Written by magali 3 comentários Posted in:

As férias escolares foram sempre passadas entre a praia e o campo, todos os anos em Agosto iamos à “nossa” terra! Deslocávamo-nos de comboio... a avó preparava tudo com imensa antecipação, na véspera já tinha tudo pronto para o dia seguinte. Apanhávamos muitas vezes o comboio da manhã, e nessa noite, a avó nem dormia preocupada com a chegada a horas, acordava-nos de madrugada, tomávamos o pequeno almoço e lá íamos nós de taxi até à estação de Santa Apolónia. Chegávamos sempre com mais ou menos uma hora de antecedência..., era necessário ficar num bom lugar, perto do sítio onde se punham as malas, para poder estar de olho, uma das muitas recomendações! Normalmente a avó, transportava muitos “malotes”, inúmeros sacos e saquetas com roupa e sapatos para dar lá na aldeia, mercearias para casa, as coisas habituais que se leva numa viagem e a bucha para o caminho caso a fome apertasse, o que acontecia sempre, pois as viagens eram de quatro horas e meia..., isto quando o comboio não se atrasava, o que naquela altura era raro não acontecer! Depois de iniciada a viagem, entretinhamo-nos a ver as paisagens que se iam modificando, as casas, o tipo de vegetação, as cores, o tempo, os túneis, as pontes, os rios... e a ouvir as conversas entre os passageiros e a avó, não havia viagem em que chegassemos ao fim sem ter conhecido alguém... Eu costumava comprar um livro de passatempos com o qual também me entretinha, a mana adorava ir pendurada na janela aberta, com os cabelos ao vento..., a avó estava sempre a recomendar que era perigoso e incomodava os outros passageiros, para vir para dentro, a mana contrariada lá fechava a janela mas quando via a avó distraída, abria-a outra vez! A avó dizia: "se fores capaz de estar sossegada uns minutos, dou-te uns rebuçados!" Só assim é que a avó conseguia fazer com que a mana se mantivesse por ali durante algum tempo! Até porque outra das preocupações da avó era a chegada às diferentes estações, nas quais podiam entrar pessoas e ocupar o nosso lugar, por isso quando andávamos de pé por alguma razão, tínhamos de ir a correr sentar-mo-nos! Como a viagem era longa..., a avó levava sempre um termo com água, umas sandes de queijo e umas peças de fruta que eram descascadas com um canivete pequenino mas que dava imenso jeito! Chegadas ao nosso destino, descíamos do comboio e tinhamos sempre à nossa espera o senhor Canelas, o taxista da aldeia que nos levava para casa e que no caminho ia conversando com a avó e pondo-a a par de todas as novidades! Quando chegávamos à “nossa” terra..., parecia termos chegado a outro país, a paisagem de serra, as cores, a leveza do ar, o cheiro... tão bom! Tenho saudades dessas viagens, quando os tempos eram outros e a idade também!!
Beijinhos,
Magali

Read more

26 de Dezembro de 2004

Written by magali 0 comentários Posted in:

Foi há seis meses..., as imagens permanecem na nossa memória...

Read more

São João

Written by magali 1 comentários Posted in:

Hoje é dia de São João..., o santo mais festejado no nosso país, por todo o lado há festa, neste dia é inevitável pensar-se nos arraiais do Porto e Almada, no saltar das fogueiras, nos concursos das marchas sempre com muita cor e alegria que fazem alusão a diversos temas, no cheiro e nas maravilhosas sardinhas assadas, nas bifanas, nos tradicionais manjericos que nos presenteiam com ditados populares “Se vires esta flor feia, com aspecto de morrer, lembra-te que são os meus olhos, que choram por não te ver”, nos bailaricos com música para dançar a par, nas noites agradáveis que normalmente estão... É uma verdadeira festa popular!
Para quem não sabe, como eu não sabia, São João Baptista foi um percursor do Cristianismo, porque baptizava as pessoas, foi quem baptizou Jesus Cristo. É também um santo associado a muitas crenças populares, diz-se que na noite de São João se podem saber diversas previsões, nomeadamente acerca do clima, quais os meses em que chove e com esta informação saber como é que vai correr o ano em termos agrícolas, pode sempre ser uma ajudinha!
Beijinhos,
Magali

Read more

Strange days

Written by magali 0 comentários Posted in:


Strange days have found us
Strange days have tracked us down
They're going to destroy
Our casual joys
We shall go on playing
Or find a new town
Strange eyes fill strange rooms
Voices will signal their tired end
The hostess is grinning
Her guests sleep from sinning
Hear me talk of sin
And you know this is it
Strange days have found us
And through their strange hours
We linger alone
Bodies confused
Memories misused
As we run from the day
To a strange night of stone

The doors - 1967

Read more

Momentos....

Written by magali 1 comentários Posted in:


de verdadeira ternura.

Este é para ti "Eye"

Muitos Beijinhos!!!!!

Magali

Read more

Um autêntico pesadelo...

Deveria ser relaxante ir à praia ao fim de semana... afinal de contas a maioria das pessoas trabalham durante a semana e supostamente, o fim de semana seria para descontrair do “stress” do dia-a-dia, apanhar um bocadinho de sol..., ver o mar..., levar os filhotes..., passear..., dar uns mergulhos..., aconteçe que a chegada à praia é um autêntico pesadelo e porquê? Não há acessos em condições, as estradas são as mesmas e o número de carros aumentou exponencialmente, são filas intermináveis..., não há transportes públicos ou seja não há alternativas, ou tens carro ou não vais à praia, não há ciclovias para quem tem bicicleta, não há passeios para que as pessoas se possam deslocar a pé, sem correrem o risco de que algum condutor distraído lhes passe por cima, não há parques de estacionamento, resultado estaciona tudo ao “magote” em plena estrada principal, com o risco de deixar o carro num sitio do qual no regresso não se consegue sair. Ainda não se chegou à praia e já se está a pensar que no regresso o panorama será o mesmo ou pior... O que seria um dia relaxante torna-se num dia de “stress”, a tentar encontrar mentalmente alguma forma de contornar os problemas com os quais se vai deparar. Assim, não dá vontade de ir à praia...

Os anos passam e tudo continua na mesma, é inadmissível... que quem de direito não faça nada, isto não é qualidade de vida!!! Uma zona com enormes potencialidades turísticas, que até poderia ser uma forma, de no futuro ajudar um bocadinho o nosso país, é uma pena estar assim... Infelizmente não se vê a longo prazo, quem manda não tem visão nenhuma, o que interessa é o hoje, o agora e é por isso é que este país não anda para a frente!!!

Read more

Lenda viva...

Written by magali 1 comentários Posted in:

Álvaro Cunhal

Na Praça do Chile em Lisboa, a multidão aguardava pela chegada de um homem, uma lenda viva, que marcou muitas gerações da nossa sociedade. Sentia-se a ansiedade no ar..., era o último adeus, o tributo a um homem que lutou pelo que acreditava, pelas suas convicções e que contribuiu para a nossa liberdade, para um “mundo”, melhor no qual existe a liberdade de pensar... e de o dizer. Devemos-lhe isso e daí a enorme gratidão que sentimos! Por isso não era de esperar outra coisa que não fosse uma multidão, vinda de muitos locais do país, que vieram não só, por Álvaro Cunhal ter sido líder do Partido Comunista Português mas também por ter sido um homem que se preocupou com as condições de vida da classe operária e lutou para tentar dar-lhes uma vida melhor, é por isso um homem acarinhado pelo "povo". Isso foi bem visível... transparecia na emoção com que diziam, Cunhal, amigo, o povo está contigo! Foi como é obvio, uma manifestação política e nesse aspecto ficou claro que a luta não vai parar, vai continuar e ainda com mais força!!! A luta continua...

Precisamos de políticos assim com ideias e convicções, que acima de tudo lutem pelo que acreditam e que actuem em conformidade! Se assim aconteçer..., o "povo" vai acreditar e tudo vai melhorar...
Hoje senti a força do Homem...

Read more

Urgentemente

Written by magali 2 comentários Posted in:


O nosso país ficou mais pobre dizem, eu também sinto isso... entre outras coisas, lições de vida, é o que nos deixam...

Urgentemente


É urgente o Amor,
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,

muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios

e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.


Eugénio de Andrade

Read more

Amizade

Written by magali 1 comentários Posted in:


"A felicidade de um amigo deleita-nos, enriquece-nos. Não nos tira nada. Se a amizade se ofende é porque não existe." Jean Cocteau

Read more

Um gesto, uma atitude, por mais pequeno(a) que seja e que pareça, multiplicado por todos NÓS, pode contribuir para um Futuro melhor. Muitas vezes as pequenas mudanças de hoje são as grandes mudanças de amanhã. É assim que todos temos de pensar!!!!

Beijinhos

Magali

Read more

Esperança

Written by magali 0 comentários Posted in:

Tenho todo o tempo do mundo mas isso não significa que continue à espera que algo aconteça, que alguma coisa mude na vida. Estou cansada de esperar, é pelo supostamente garantido que não chega ou que vai tardar em chegar, é pelo que há-de vir mas não vem, pelo que supostamente isso implica para o futuro. Tenho aprendido que não vale a pena fazer muitos planos, mais vale ir vivendo dia a dia, a vida de hoje não dá margem para isso. Claro que isso tem bastantes implicações para os jovens como eu e muitos outros, assim torna-se difícil ganhar independência porque hoje nada se faz sem o dinheiro, coisa essencial nos dias que correm. Já tentaram um dia fazer “coisas” sem gastar dinheiro? De certeza que concordam comigo...é complicado!! Sem dinheiro é impossível dar o passo de gigante que há muito anseio, sair da casota onde estão as raízes e ir plantá-las noutro lugar para que depois possam dar plantas, crescer e dar muitos frutos. Bom mas o que interessa é não perder a esperança, lutar para a mudança e continuar a pensar que melhores dias virão, é isso que nos faz continuar a viver, o pensar que amanhã tudo vai mudar e que os sonhos se vão tornar finalmente realidade! M.

Read more

Olá a Todos!!!

Written by magali 2 comentários Posted in:

Criei este cantinho para poder partilhar convosco todas as coisas nas quais acredito, os meus gostos pessoais, desabafos sobre a vida, entre outras coisas. O meu cantinho também tem como objectivo ficar mais perto dos amigos e de todas as pessoas que dão ou deram algum significado à minha vida. Espero que participem e que me dêem ideias e/ou sugestões para que o blog possa ser interessante, possa evoluir e ser dinâmico. Claro que Todos podem participar, fico à espera!

Beijinhos

Magali

Read more