Museu do Neo-realismo

Written by magali 1 comentários Posted in:

Foi inaugurado ontem o museu do Neo-realismo em Vila Franca de Xira. Finalmente houve um reconhecimento público da importância deste movimento do séc XX. Este movimento expressou-se nas diferentes formas de arte, como a literatura, pintura, escultura, cinema e teatro. Deixo aqui a minha especial homenagem a A.R..
Sei que se estivesses aqui I. irias ficar bastante orgulhosa mas espero que onde quer que estejas possas sentir esse orgulho através de mim!! Muitos beijinhos e muitas saudades tuas...
Ontem fui ter contigo e com o L. , espero que me tenham sentido...
Nunca vos esquecerei...
Magali

Read more

"Verdade inconveniente"

Written by magali 1 comentários Posted in:

Andava com curiosidade de ver o filme "verdade inconveniente" do Al Gore porque se tratava de um documentário sobre o aquecimento global, um tema importante e bastante badalado nos dias que correm. Pois bem, fui alugar o dito documentário e fiquei absolutamente desiludida! Pensei que me fosse ensinar algo de novo mas para a maioria das pessoas minimamente atentas ao que se passa à sua volta não traz nada de novo! Achei a abordagem muito simplista do tema e muito pouco científica. Acho bem que personalidades conhecidas deêm a "cara" por causas importantes e que difundam a menssagem mas porque é que têm de haver um aproveitamento político? Fiquei nitidamente com a sensação de que o alvo deste documentário feito por um americano é o povo americano!!! Que desilusão...

Magali

Read more

Momentos de alegria...

Written by magali 0 comentários Posted in:

Acabei de saber um bela novidade...., vou ter mais um membro na familia!!!:). Que bom!!!
E a forma como me disseram... tão original..., passo a citar - "Tens aí uma régua?.... Mede seis centímetros e meio........ Vou ser avó de seis centímetros e meio!!"
Lindo...!!! Estou muito contente!!! Muitos parabéns à minha tia e à minha prima:) Vai correr tudo bem!!!! Muitos PARABÉNS!!!!

Ainda há coisas maravilhosas, que nos podem fazer mudar....

Muitos beijinhos
Magali

Read more

A "minha" cidade

Written by magali 1 comentários Posted in:

Voltei à "minha" cidade!!! É sempre bom revisitá-la, agora numa perspectiva diferente mas sempre um poço de memórias e recordações...

A viagem curta mas intensa, onde saltam à vista paisagens, coisas que reconheço, uma paragem de autocarro, uma linha de caminho de ferro, uma zona industrial, uma vinha, uma casa, uma cidade, uma igreja, um montado, um eucaliptal, um terreno agrícola, uma saída da auto-estrada, uma bomba de gasolina, uma cidade, uma estação. Évora:)

À minha espera uma amiga que já não via há algum tempo, reencontro, sensações fortes, amizade pura!!:)

Desfrutar a "minha" bela cidade, a Praça do Geraldo, os cafés, as ruas, os cantos e recantos, a Sé, o comércio, as mudanças, coisas novas, o mercado, as pessoas, o ambiente universitário que transborda por todos os lados... recordações boas!!

Foi pouco tempo mas soube muito bem o regresso à cidade que me acolhe sempre tão bem e a boa companhia da A. e do M.

Hei-de regressar sempre a Évora com o mesmo entusiasmo!!!!!

Muito obrigada!!! Adorei!!!!

Muitos beijinhos
Magali

Read more

Praia!!!!

Written by magali 0 comentários Posted in:

Finalmente inaugurei a época balnear!!!!Que bem que soube....
A água estava um gelo mas claro que tive de dar uns mergulhinhos:) Ir à praia sem um banho de mar é como "ir a Roma e não ver o Papa"!!
Apesar da confusão, como era de esperar uma multidão, valeu a pena!!!!
Carreguei baterias e libertei as más energias:)
Sinto-me zen:):)
Magali

Read more

Written by magali 1 comentários Posted in:

Orangotango fêmea e o seu filhote.
National Park, Indonesia, 1998
Photograph by Tim Laman


Read more

Bicampeões

Written by magali 3 comentários Posted in:


Campeões, Campeões, Campeões, Campeões!!!!

Nao foi um jogo brilhante... mas digam o que disserem merecemos ganhar, foi lindo!!!

E a entrada do Vitor Baía.... simplesmente deliciosa:)

Somos os Maiores!!!!

Porto..., Porto..., Porto...


Quem me dera ter estado lá mas para o ano não falho o Dragão!!!! Fica a promessa:)

Magali

Read more

Férias

Written by magali 0 comentários Posted in:

Estou de regresso!!!
As mini-férias foram curtas mas saborosas...
Para quem não conhece quando puder aconselho a visitar, o castelo de Almourol e as povoações de Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva e Marvão. À excepção de Marialva que tem castelo todas são fotificadas, tipicas da região onde se encontram. Todas tem vistas magníficas mas para mim a mais deslumbrante é a vista de Marvão. Vale a pena, muito bonito!!!
O nosso país tem paisagens imensas nas quais nos sentimos pequeninos...
Magali

Read more

Há dias assim...

Written by magali 0 comentários Posted in:

Há dias em que o pensamento não flui, e tudo o que seria num dia normal banal, se torna numa verdadeira complicação. E tudo porquê... coisas que nada têm a ver com trabalho resolvem pairar na cabeça e não deixam que esteja com a devida atenção como é costume às coisas que realmente interessam. Pouca atenção, pouca paciência que resultam num dia desastroso!!! Devia haver um botão de "off" mas o que é certo é que tal coisa não existe e às vezes torna-se complicado gerir tanta coisa!
Esses dias irritam-me e deixam-me frágil...
Hoje foi um dia assim...
magali

Read more

25 de Abril sempre!!!

Written by magali 0 comentários Posted in:

Como é óbvio hoje não podia deixar de vir aqui dizer - Viva o 25 de Abril!!!

Foi o 25 de Abril que nos trouxe a liberdade de poder expressar as nossas ideias. Isso vale muito!!!
magali

Read more

Auto-crítica

Written by magali 1 comentários Posted in:

Já não ia ao teatro há algum tempo e sabe sempre tão bem... haja alguma coisa que nos faça pensar!!!

Falo por mim... o dia-a-dia é tão acelerado, ando sempre a correr de um lado para o outro, quase não tenho tempo para pensar e reflectir sobre o que se passa à minha volta... é uma tristeza!!
Quando há tempo estou cansada e só quero é fazer coisas "estupidificantes" como estar em frente ao computador ou à TV, qualquer coisa serve desde que não puxe pela cabeça!!! Não pode ser... qualquer dia tenho os neurónios "perros", depois quando os quiser usar eles não reagem!!!
Podia ir ler um livrinho em vez de estar aqui...

magali

Read more

Páscoa

Written by magali 0 comentários Posted in:

A minha avó paterna era católica praticante e como tal vivia a Páscoa de uma forma mais intensa. Todos os anos por esta altura a minha avó estava no norte na "nossa" aldeia. Além da missa de domingo de Páscoa todas as pessoas da aldeia recebiam em sua casa a visita do padre e de dois diáconos que o acompanhavam, a chamada visita pascal. Nessa visita o padre transportava a cruz de Cristo, os diáconos a água benta para benzer a casa e o saco das esmolas para quem quisesse contribuir para a igreja. A minha avó preparava uma mesa com diversos bolos e vinhos para oferecer ao padre e aos dois diáconos. Tudo isto tinha como propósito receber Cristo. Cheguei a assistir algumas vezes a esta "cerimónia" e devo dizer que numa delas, eu e a minha mana nos escondemos porque era suposto beijar os pés de Cristo e como nós não tivémos uma educação católica para nós isso não fazia qualquer sentido e era melhor não estar presentes senão o padre ainda nos dava um sermão! Claro que a minha avó nos disse que não era necessário beijar a cruz e mesmo que beijássemos qual era o mal que isso tinha, não foi fácil para a minha avó aceitar isso apesar de nunca nos ter obrigado a fazer fosse o que fosse em relação à igreja católica. Se faziamos era porque queriamos, quantas e quantas vezes eu e a minha mana não fomos à missa e a procissões para fazer companhia a avó!!!
É nestas alturas em que as famílias se juntam que tenho ainda mais saudades das minhas avós!!!
Magali

Read more

Pele

Written by magali 0 comentários Posted in:

Como hoje é dia mundial da poesia aqui deixo este...

"Quem foi que à tua pele conferiu esse papel,
de mais que a tua pele ser pele da minha pele"

David Mourão Ferreira

Read more

Histórias...

Written by magali 8 comentários Posted in:

Existem pessoas que de uma forma ou de outra marcam a vida de uma pessoa, é sobre uma delas que eu vou falar, chama-se D. H. e foi minha senhoria. Era uma senhora de sessenta e tal anos, católica que alugava quartos na casa onde residia. A casa era (e continua a ser) branquinha e com uma barra amarela, tipica alentejana! O meu quartinho ficava no segundo andar e tinha uma janela para a rua principal. Estive 4 anos a viver nessa casa com a D. H. e outras raparigas.
Como em todas as casas existiam algumas regras a cumprir, uma delas era ter de despejar um jarro de água na sanita em vez de puxar o autoclismo, a D. H. dizia que a água não tinha pressão suficiente para chegar ao segundo andar, claro que a razão não era essa mas sim poupar! O que acontecia era que quando a D. H. não estava todas nós descarregávamos o autoclismo.
No primeiro ano era hábito sair todas as noites e quando chegava a casa tardíssimo, já de madrugada tinha pela frente dois lanços de escadas, um primeiro que dava para o primeiro andar onde era o quarto da D. H. e um segundo lanço do primeiro para o segundo onde era o meu quarto. Ir até ao meu quarto sem acordar ninguém era uma aventura, mais a mais porque a D. H. levantava-se muito cedo!!
Era a D. H. quem se encarregava de limpar o meu quarto que ao longo do tempo foi tendo cada vez mais coisas. Um dia disse-me que o meu quarto parecia uma babilónia e eu achei melhor começar eu a limpar, até porque a curiosidade em mexer nas minhas coisas também era muita!
A ideia de poupança era de tal ordem que no lava-loiças da cozinha a torneira da água quente não funcionava e na da água fria corria um fiozinho de água, lavar a loiça era uma tarefa demorada...
A D. H. era uma senhora que tinha todas as doenças e mais alguma, quando nova tinha trabalhado numa farmácia, as duas coisas juntas tornavam-nos alvos fáceis quando estávamos doentes para que nos tentasse medicar. Nunca mais me esqueço de uma vez em que estava constipada e a D. H. me convenceu a pôr soro fisiológico nos ouvidos, eu nunca tinha ouvido falar de tal coisa! O mais engraçado era que quase todos os medicamentos estavam fora de validade, o que podia ser um verdadeiro perigo para quem os tomasse!!
Como já disse anteriormente a D. H. era católica e de vez em quando lá vinha alguém entregar a santa e distribuir uma revista religiosa. Além disso a D. H. gostava de ler aquelas cartas escritas na Maria do consultório para ela e para ele mas depois dizia- "Que parvoiçe!!"

Muitas coisa há para contar..., estas são só algumas das que me lembro assim de repente. Apesar de tudo... sei que gostava de mim, que se preocupava e confiava em mim para tomar conta da casa nas sua ausência.

O facto de ter vivido na casa da D. H. com pessoas diferentes de mim ensinou-me a ser mais tolerante com os outros, a saber viver em família sem ser na minha. Olhando para trás, foi mais uma experiência de vida!
Beijinhos
Magali

Read more

Pensamento

Written by magali 1 comentários Posted in:

" O período das nossas vidas em que mais aprendemos é aquele que nos é mais difícil. Podemos aprender muito com as dificuldades: podemos desevolver força interior, determinação e coragem para enfrentar os problemas. "
Dalai Lama
Este post é dedicado a uma pessoa muito especial para mim!! Muitos beijinhos I
Magali

Read more

Pôr a escrita em dia....

Written by magali 2 comentários Posted in:

Há tanto tempo que não escrevo que nem sei por onde começar!!!
Coisas boas....já sou Tia!!!
Este Post é dedicado à minha sobrinha!!! Nasceu no dia 1 de julho do ano passado e chama-se Mariana. É muito, muito, muito linda, também tem a quem sair, não é mana? Pela primeira vez mudei uma fralda e posso dizer... é uma experiência única! Por acaso pensei que fosse correr pior mas como a mariana era tão bébé lá me safei, se fosse agora.... Quando fôr mãe tenho tempo de sentir esses odores maravilhosos..., já estou a imaginar!!! Voltando à Mariana..., é uma bébé muito simpática e muito conversadora, não estranha nada o colinho de outras pessoas sem ser o da mamã e do papá. A primeira vez que lhe peguei tinha 1 dia e foi como se tivesse a pegar numa pedra preciosa e rara!!! O tempo passa a correr... qualquer dia já fala e anda e depois é que vão ser elas, mana não vais ter descanso!!! Mas como tu dizes e eu acredito em Ti, tudo isso é recompensado, como dizias no outro dia "foi a melhor coisa que me aconteceu".
Sou uma tia babada...., imagino que quando fôr mãe vá ser a maior galinha de todos os tempos!!! Mana já sabes que te adoro!!!!! Muitos beijinhos para ti e para a Mariana

Magali

Read more