Muito se tem falado que a camada do ozono tem vindo a diminuir e, toda a gente sabe ou pelo menos já deve ter ouvido falar nos gases com efeitos de estufa e que um desses gases é o famoso dióxido de carbono. Hoje em dia é do senso comum que um dos maiores "consumidores" de dióxido de carbono são as florestas.
Pois bem, surgiu agora um novo negócio que pelo que percebi consiste na plantação de árvores de determinadas espécies. Não é necessário ter terreno, nem preocupar-se com a sua manutenção, só é necessário ter dinheiro para o investimento inicial, depois quando a árvore é abatida, passados 20, 30 ou 40 anos (dependendo da espécie plantada), uma parte da madeira retirada fica para o investidor.
Parece-me à primeira vista ser uma ideia interessante, pois incentiva não só a plantação de espécies para abate mas também de espécies para a recuperação dos bosques e montados que existiam e que têm vindo a ser destruídos (resta saber, e isso não percebi, que lucro financeiro as espécies que não são para abate irão dar?).
Esta ideia não só é importante em termos de conservação e manutenção dos habitats, como vai contribuir para que no futuro possa haver uma diminuição do dióxido de carbono, ou seja uma melhoria da camada do ozono, e consequentemente um melhor planteta, por isso quem tem dinheiro é favor de contribuir para esta causa!
Magali

Read more