Tranquilidade...

Written by magali 1 comentários Posted in:

Relaxem...

Beijinhos!

Magali

Read more

Doença dos pinheiros

Written by magali 0 comentários Posted in:

O nemátodo do pinheiro foi detectado em Portugal em 1999. É um verme microcópico pertencente ao grupo das lombrigas e é transmitido através de um insecto vector, o longicórnio do pinheiro. Ataca especialmente os pinheiros e todas as árvores resinosas. A principal causa para o aparecimento deste verme são as monoculturas de pinheiro e o desordenamento florestal, que propiciam a sua propagação. Os principais meios de combate a esta doença são a sua detecção, abate das árvores infectadas e limpeza do que sobra desse abate. Aliado a estas medidas é também necessário proceder ao combate do insecto que faz com que a doença se propague, isso é feito através de armadilhas. Esta doença tem vindo a aumentar em Portugal e neste momento dizem alguns especialistas que será impossível erradicar o nemátodo. Em termos de legislação a remoção das árvores infectadas compete aos proprietários e existem apoios para o fazer. A região afectada pelo nemátodo começou por ser a região de Setúbal mas actualmente a região mais afectada é a região centro. Dizem os especialistas que hoje a doença já afecta 100 mil hectares de floresta! Tem havido muitas criticas à forma como este problema tem sido encarado e conduzido, a situação é actualmente bastante grave e um dos maiores problemas é a falta de fiscalização ao que acontece às árvores abatidas e às sobras desse corte, pois os riscos de contaminação só acabam quando as àrvores são queimadas.
Esperemos que esta questão do nemátodo seja resolvida o mais rápidamente possível!!
Muitos beijinhos!
Magali

Read more

Perigo!

Written by magali 2 comentários Posted in:

Thunnus thynnus

Segundo um estudo da WWF (World Wildlife Fund) o atum (Thunnus thynnus), encontra-se ameaçado de extinção. Este facto deve-se ao facto das quotas de pesca de atum serem ultrapassadas e existirem barcos que o pescam ilegalmente. O aumento da procura do atum por parte das populações também contribui para o agravamento dos níveis de atum nos oceanos. O estudo refere ainda que as quotas anuais para a pesca de atum são ultrapassadas em treze mil toneladas. O atum vermelho ou de barbatana azul (Thunnus thynnus), conhecido como rabilho em Portugal, encontra-se na lista vermelha dos peixes em risco de extinção. Com vista à resolução deste problema, 46 países vão participar na XVI reunião da ICCAT (Comissão internacional para a conservação dos Atuns do Atlântico) para tentar encontrar soluções para a recuperação da espécie no Oceano Atlântico Este e Mediterrâneo. Em Barcelona, Espanha, houve uma conferência sobre biodiversidade, onde 80 países aprovaram medidas para tentar travar o desaparecimento do atum, nomeadamente criar um santuário no Mediterrâneo e aumentar o período em que é proibida a pesca do atum. Esta semana, como medida de protesto, activistas da Greenpeace colocaram 5 toneladas de cabeças de atum à porta do Ministério de França para sensibilizar a União Europeia para este problema. A Greenpeace defende que a solução para este problema, passa pela suspensão da pesca do atum durante um período para que a espécie possa recuperar para níveis sustentáveis. Esta até pode ser uma medida mais eficaz mas levanta outros problemas, o que iriam fazer os pescadores que se dedicam a essa pesca durante esse período?
Nós também podemos fazer a nossa parte, assim estaremos a contribuir para que a espécie não desapareça! Comam menos atum!
Beijinhos!
Magali

Read more

Mármores

Written by magali 3 comentários Posted in:

No Alentejo, na região de Borba, um dos principais sectores da indústria são os mármores. Da extracção de mármores resultam vários desperdicios que até agora não tinham local de deposição. Foi inaugurado em Borba e estão previstos mais dois locais para deposição de resíduos e sub produtos da exploração de mármores. Estes produtos vão mais tarde ser reaproveitados e aplicados para outros fins como é o caso de arranjo e modelação de terrenos. Vão ser efectuados estudos no sentido de encontar outras possíveis aplicações. Paralelamente a estes locais de deposição, vai ser construída uma central de britagem onde os desperdicios vão ser transfomados em materiais inertes, para depois serem utilizados na construção cívil. Este é mais um passo na reutilização das matérias primas que irá permitir não só poupar dinheiro como o ambiente!

Beijinhos!
Magali

Read more

"Barrigas de aluguer"

Written by magali 1 comentários Posted in:

Esta semana vinha num jornal diário, a notícia de um casal nos EUA que como não podia ter filhos, resolveu em conjunto com a mãe dela proceder ao chamado método da "barriga de aluguer". Este consiste em arranjar uma mãe de substituição que dá o útero onde o embrião se irá desenvolver. A mãe é sujeita a tratamentos para estimular a produção de óvulos que depois são retirados e inseminados com o espermatezoide do pai. Existem muitos casais que porque a mulher tem problemas não conseguem concretizar o sonho de ter um filho e recorrem a este método. Em portugal isso não é possível porque diz a lei "que a mulher que suporta a gravidez de um bébé é considerada como a mãe da criança". Nos Estados Unidos isso é permitido e é legal e existem diversas clínicas que se dedicam a encontrar "barrigas de aluguer" para os casais que a ela recorrem. Para todos os efeitos é a mãe de substituição que sente dentro de si todo o processo de crescimento de um embrião e é sabido que durante a gravidez existem diveras trocas entre o embrião e a mãe. Assim deve ser muito complicado para a mãe de substituição não ter uma forte ligação ao bébé e como se sentirá a mãe e o pai? Esta aparente solução pode trazer muitos outros problemas dificeis de gerir emocionalmente! Como em tudo existem sempre os prós e os contras resta saber qual deles ganha nesta batalha?

Muitos beijinhos

Magali

Read more

Poema

Written by magali 1 comentários Posted in:

Como sempre...eterno

O amor é o tudo, é o nada!
A energia almejada e doada,
Emoção peculiar, a cada um singular!
É o leme, o existencial...
A paz, o silêncio, a luta, a glória,
Como sempre... É a própria vitória!
É o viver...O morrer...O transcender!
Não é ou presente, ou passado, ou futuro,
Ou algo que procuro...
Sentimento, emoção que aflora...
No aqui, no agora do eternamente.
O amor é... Como sempre...
No tudo, no nada... O Eterno!

Mifori

Beijinhos!
Magali

Read more

Poema

Written by magali 1 comentários Posted in:

Sorriso

Creio que foi o sorriso,
o sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.

de O Outro Nome da Terra
Eugénio de Andrade

Beijinhos!
Magali

Read more

Reflexão...

Written by magali 1 comentários Posted in:

Nem sempre é fácil olhar para a vida de uma forma positiva. O mundo está em crise, o país está em crise, as portas que há algum tempo estavam abertas neste momento estão fechadas, o tempo das facilidades acabou! A minha geração está com sérias dificuldades em descobrir o seu lugar ao sol. Na altura pensávamos que tirar um curso nos dava garantias de um emprego mas o facto de tirar um curso não nos trouxe assim tantas prespectivas, não digo que não seja importante tirar um curso mas na maioria dos casos é um engano. É uma forma de manter as pessoas ocupadas e assim não entrar logo no mercado de trabalho que se encontra saturado em quase todas as áreas. Os cursos continuam a estar desfazados da realidade nacional. Existem n licenciados em diversas áreas mas não existe mercado para os absorver. E então o que se vê são licenciados a trabalhar em coisas onde não se justifica ter uma licenciatura. Há quem vá tirar mestrados e doutoramentos, para quê? Ou as pessoas já trabalham na área ou então ainda é mais díficil de arranjar emprego. E a experiência na área de formação, como é que se adquire experiência no meio disto tudo? E como é que é possível estas pessoas organizarem as suas vidas e constituirem uma família?
Temos que pensar que melhores dias virão, a questão é que na minha geração vamos estando mais velhos de idade. Apesar da idade ir avançando não significa que tenhamos menos capacidades de aprendizagem e de trabalho. Quando se vê os anúncios de emprego um dos requesitos é idade até aos 35 anos, mas até isso tem de mudar porque hoje em dia já nada é garantido e se hoje estamos a trabalhar num sítio, amanhã podemos estar noutro local qualquer. Tem que haver oporunidades para as pessoas com idade superior a 35 anos. O mercado tem de se adaptar a esta nova realidade!
Não sei como vais se no futuro mas temos que continuar a acreditar e a lutar!!
Muitos beijinhos!
Magali

Read more

Reciclagem de cortiça

Written by magali 1 comentários Posted in:

Os sobreiros são umas das nossas maiores riquezas naturais em termos económicos, pois destes extrai-se a cortiça que tem diversas aplicações, além das rolhas para engarrafar o vinho, é utilizada na construção civil devido às suas capacidades isoladoras de temperatura, ruído e vibrações, é aplicada commo revestimento nas casas soalhos, tectos e paredes. Actualmente é bastante utilizada na industria da moda e do calçado assim como em artigos decorativos. Portugal é um dos principais produtores de cortiça a nível mundial e por isso é do nosso interesse preservar e aumentar a nossa área de sobreiros. O sobreiro é uma árvore pouco exigente em termos climáticos e de solos, no nosso país a maior parte da população situa-se abaixo do Tejo.

Neste momento já é possível fazer-se a reciclagem das rolhas de cortiça, basta por isso juntá-las e entregar nos hipermercados continente, nos centros comerciais dolce vita ou nas sedes dos agrupamentos de escuteiros onde já existem rolhões. Esperemos que muito em breve essa recolha se faça noutos locais para se tornar mais acessível a todos nós. Mais uma boa iniciativa que esperemos que resulte!

Muitos beijinhos!
Magali

Read more