Estamos em época de trovoadas e como o tempo já não é o que era o melhor mesmo é saber o que fazer caso ocorra.
Existe uma forma de saber se o relâmpago (raio), principal fonte de perigo das trovoadas está na iminência de cair perto do local onde nos encontramos. Basta para isso contar o tempo entre o relâmpago e o trovão, caso seja inferior a 30, o melhor é tomar algumas medidas.
Manter a calma.
Não usar aparelhos eléctricos.
Não ficar dentro de água.
Não usar chapéu de chuva com cabo de metal nem nenhum tipo de metais.
Não ficar exposto na praia, num local aberto nem no cimo de um monte.
Não ficar debaixo de uma árvore alta ou de uma cabana isolada.
Abrigar-se em casa longe das janelas.
Se estiver no campo abrigar-se em locais baixos (vale ou ravina) ou junto a arbustos densos.
Caso não haja nenhum local onde se possa abrigar mantenha-se agachado ou ajoelhado de modo a ficar o mais pequeno e compacto possível.
Sítio lindo, maravilhoso, romântico! Ar puro!!! E água, muita água a escorrer por todos os lados. A água que é muito fria e ao mesmo tempo revigora.. O verde tão verde da vegetação. As cores, os cheiros... A comida, o vinho, a broa, o queijo, as azeitonas, o chouriço. As paisagens grandiosas e deslumbrantes! O gado (cabras, ovelhas, vacas) que sabe a hora de regresso e onde é a sua casa. O silêncio ensurdecedor, tão bom!!! As pessoas tão simples e humildes. Se me perguntassem do que gostei mais teria dificuldade em dizer.
Aconselho todos a visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, situado na região do Minho no norte do nosso país. E quando digo todos, digo mesmo todos! Outro conselho é que se puderem fiquem no mínimo sete dias para poder desfrutar e relaxar.
Eu adorei e quero voltar!!! Se quiserem espreitem as fotos. MAgali
Portugal é um país onde não se regista um terramoto com magnitude elevada (estima-se que de magnitude 9) desde 1755. Isso não quer dizer que não haja actividade sísmica e todos os anos abalos sísmicos. Nunca é demais relembrar algumas noções que em princípio todos aprendemos na escola.
O que fazer em caso de sismo?
Uma das coisas fundamentais é manter a calma para poder pensar com clareza! Caso possa peça ajuda através do 112!
Em caso algum ligue a electricidade.
Evite tudo o que é material eléctrico.
Caso possa corte o gás e a água.
Nunca utilize o elevador.
Não vá para as saídas.
Evite infra-estruturas e/ou objectos que possam cair.
Não conduza.
Caso esteja num edifício
Vá para debaixo de um vão de uma porta interior.
Vá para os cantos das divisões principalmente onde houver paredes mestras.
Vá para debaixo de uma cama ou mesa resistente.
Não utilize os elevadores.
Evite escadas.
Evite janelas e espelhos.
Evite estar perto de objectos que possam cair.
Caso esteja num rés-do-chão é preferível ir para a rua.
Caso esteja na rua
Vá para zonas de clareira.
Vá para locais onde não existam edifícios por perto nem nada que possa cair.
Não vá para linhas de água.
Caso esteja em locais com muitas pessoas (escola, hospital, estádio de futebol, discoteca, centro comercial, concerto)
Com base em críticas feitas por pessoas que considero e por saber que têm toda a razão vou tentar melhorar em dois aspectos. Uma das coisas a melhorar é ser mais individualista, não sou muito e muitas vezes isso acaba por prejudicar-me. A outra é pensar menos com o coração, ser mais fria nas situações em que é preciso ser. Qual delas a mais difícil... a tarefa não vai ser nada fácil mas vou tentar!!!
Sou uma leiga em pintura mas um dia destes estava a folhear uns livros sobre museus europeus, dei por mim fixada nas pinturas de Rafael Sanzio um pintor italiano do período renascentista. Vi muitos outros mas este autor foi o que me prendeu mais a atenção.
São Miguel e o Dragão
(São Miguel derrota o demónio, O pequeno São Miguel) c. 1503–1505 Fonte: Wikipédia
Fiz um destes dias um bolo de chocolate que ficou muy bueno, o que queria fazer era um bolo brigadeiro mas a receita deve ser outra! Depois decorei com morangos para cortar o sabor do chocolate.
Além do bolo fiz "tandoori chicken", não sabia que aquele sabor quando ia ao indiano comer era de tomilho mas agora já sei! Que bom! Mesmo não tendo os ingredientes todos ficou bem bom!
As próximas coisas a comprar no supermercado gengibre e corante vermelho.
Eu não posso começar a cozinhar, ainda viro "mestre cook" e depois? Como diz a minha mana "ainda abres um restaurante". Logo eu que adoro cozinha! Nunca se sabe o futuro...
Nestes últimos tempos tive uma experiência profissional que me deu outra perspectiva das coisas, não tinha feito nada semelhante, foi por isso uma experiência enriquecedora! Se eu pudesse gostava de poder experimentar outras coisas daqui para a frente, gosto de aprender, não gosto de monotonia... Defeito, qualidade, limitação?! Talvez um bocadinho de cada.