É a história de um homem que nasce velho e vai ficando novo e de um amor feito de encontros e desencontros com a particularidade de que o tempo corre ao contrário para ele e para ela. Dá que pensar! Se puderem vão ver, vale a pena. Boa semana! Beijinhos Magali
Foi efectuada a primeira expedição cientifica ao largo da costa de Timor Leste, feita com o apoio do ministério timorense da agricultura e das pescas no sentido de promover a conservação costeira e marinha. A expedição foi efectuada no primeiro navio para investigação cientifica oceanográfica de Timor, o Timor tiger. Segundo as entidades responsáveis o principal objectivo da expedição é o de desenvolver actividades marinhas sustentáveis e promover o desenvolvimento económico, desenvolvendo a região turísticamente e aumentando o emprego na região. A expedição revelou que naquelas águas existe uma enorme diversidade de espécies nomeadamente de cetáceos, a baleia-azul, baleia-bicuda, baleia-piloto-de-aleta-curta, golfinho-de-risso e o golfinho-comum. Chegou-se à conclusão que aquelas águas servem de rota migratória entre os oceanosPacífico e Índico. É uma descoberta importante para que se possam monitorizar e preservar a biodiversidade das espécies encontradas. Mas como em tudo há sempre o lado menos positivo da questão, com esta descoberta aparecerão interesses económicos menos benéficos como é o caso da sob exploração dessas águas, da pesca furtiva das espécies para fins comerciais, do crescimento exponencial da população, da degradação dos habitats, entre outros. O difícil será impedir que esses interesses se sobreponham ao objectivo principal o desenvolvimento sustentado da região. Para isso vai ser necessária muita fiscalização e muito bom senso, será? Muitos beijinhos!
Foi assinado um protocolo em que reclusos de cinco estabelecimentos prisionais vão cultivar 25 hectares de terrenos, o projecto tem o nome de "Horta solidária", os produtos obtidos vão ser doados às populações mais desfaforecidas. Uma óptima ideia, deviam existir mais iniciativas assim!
A meu ver os reclusos deviam fazer muito mais a favor da comunidade uma vez que é o estado, ou seja é o dinheiro de todos nós que garante as condições em que vivem, tem cama, onde dormir, comida no prato e cuidados básicos de saúde, Existem em muitos estabelecimentos prisionais diversos cursos, onde os reclusos podem aprender uma profissão para um dia, se os souberem aproveitar possam ser integrados mais facilmente na sociedade. Há em muitos caso a tentativa de tentar reconverter estas pessoas, de lhes dar formação. É sabido que existem casos em que as condições dos estabelecimentos prisionais podem não ser as melhores mas existem pessoas que vivem de uma forma muito mais miserável e não tem acesso ao básico!
O trabalho comunitário é uma forma de responsabilização social e de retribuição para com a sociedade, sendo assim os reclusos podiam participar de uma forma mais activa, limpando as matas, as praias, as ruas, limpando as bermas das estradas, cultivando terrenos agrícolas e porque não desempenhando outros trabalhos? Claro que isto tudo feito por forma a assegurar que as pessoas que desempenham estes trabalhos não os deixariam de ter. Cada caso é um caso mas se existe acompanhamento psicológico, é feita uma avaliação dos reclusos e nesse sentido podem ser aproveitados esses recursos humanos.
Esperemos que daqui para a frente se aposte mais no trabalho comunitário!