Mais uma boa iniciativa!

Written by magali 0 comentários Posted in:

Foi assinado um protocolo em que reclusos de cinco estabelecimentos prisionais vão cultivar 25 hectares de terrenos, o projecto tem o nome de "Horta solidária", os produtos obtidos vão ser doados às populações mais desfaforecidas. Uma óptima ideia, deviam existir mais iniciativas assim!
A meu ver os reclusos deviam fazer muito mais a favor da comunidade uma vez que é o estado, ou seja é o dinheiro de todos nós que garante as condições em que vivem, tem cama, onde dormir, comida no prato e cuidados básicos de saúde, Existem em muitos estabelecimentos prisionais diversos cursos, onde os reclusos podem aprender uma profissão para um dia, se os souberem aproveitar possam ser integrados mais facilmente na sociedade. Há em muitos caso a tentativa de tentar reconverter estas pessoas, de lhes dar formação. É sabido que existem casos em que as condições dos estabelecimentos prisionais podem não ser as melhores mas existem pessoas que vivem de uma forma muito mais miserável e não tem acesso ao básico!
O trabalho comunitário é uma forma de responsabilização social e de retribuição para com a sociedade, sendo assim os reclusos podiam participar de uma forma mais activa, limpando as matas, as praias, as ruas, limpando as bermas das estradas, cultivando terrenos agrícolas e porque não desempenhando outros trabalhos? Claro que isto tudo feito por forma a assegurar que as pessoas que desempenham estes trabalhos não os deixariam de ter. Cada caso é um caso mas se existe acompanhamento psicológico, é feita uma avaliação dos reclusos e nesse sentido podem ser aproveitados esses recursos humanos.
Esperemos que daqui para a frente se aposte mais no trabalho comunitário!
Ganhávamos todos com isso!
Beijinhos!
Magali

0 comentários: