Nova experiência

Written by magali 0 comentários Posted in:

Este fim-de-semana fui para uma escola tomar conta de crianças. O trabalho consistia em olhar por eles nos momentos de "loucura", os intervalos; limitar-lhes o espaço para não irem para locais onde não era suposto ir; ver se não andavam às "turras" uns com os outros e se não havia ferimentos. Além disso fiquei de controlar as crianças na ida para o almoço. Já estão a imaginar, não é? Os miúdos até se portaram bem mas tive que intervir algumas vezes "Não podes ir para aí?" e eles lá obedeciam, vá lá, vá lá. O pior foi nos intervalos onde os míudos desatavam a correr e aos saltos (coisa que compreendo perfeitamente). Não quis ser muito chata mas inventam cada uma! Tudo serve para brincar, era jogar ping-pong com uma bola de ténis, era brincar com a mesa de matraquilhos que não dava para jogar pois tinha uma moeda encravada, divertiam-se com os pés ou com as mãos a empurrar os manípulos. E eu sempre ao pé para controlar e evitar um acidente! "Cuidado com a cabeça do teu colega(o). Houve uma altura em que não estava mais ninguém e fui dar com um grupo de crianças penduradas nas árvores, vá lá que não se magoaram. A parte mais dificil foi quando foram almoçar. Estavam esganados de fome e corriam para o almoço e eu ali de sentinela, estão a ver? Tinha que os travar e perguntar-lhes o nome para os poder identificar nas minhas folhinhas. Havia uns que divertidos me ajudavam a encontrar os seus nomes, outros queriam era passar, outros fugiam por entre os espaços vazios, o pior era quando se juntava o "maralhal", olhava e só via cabecinhas à minha volta e eu a tentar despachá-los um a um para poderem ir almoçar, foi uma azáfama. No final tive direito ao meu almocinho descansada.
Por esta pequenina amostra deu para ficar com uma ideia da paciência que é preciso ter e do trabalho que dá tomar conta de crianças. Não sendo todas iguais é necessário adequar o discurso mas para isso é preciso conhecê-las e cada situação exige que se haja e fale de um forma diferente. É sem dúvida um desafio interessante! Gostei imenso mas fiquei cansada. Cada vez tenho mais apreço e respeito por todas as pessoas que no seu dia-a dia lidam com crianças, não é fácil mas imagino que seja gratificante! Um beijinho especial para todos os que o fazem!

Muitos beijinhos
MAgali

0 comentários: