Os meus avós maternos tinham um colégio, onde havia aulas até à antiga quarta classe. Eu e a mana íamos muitas vezes para lá nas férias escolares da páscoa e também chegámos a ir nas férias grandes. Nessa altura não havia aulas mas os pais deixavam lá os miúdos para passar o dia. Eu e a mana eramos mais velhas do que a maioria dos miudos e para todos os efeitos netas dos donos e quando havia zaragata lá diziam eles: “Vou chamar a neta do senhor Ferreira”. O meu avô era um homem muito respeitado pelos miúdos, talvez por ser um pouco severo, ao mesmo tempo era um homem extremamente bondoso para as crianças, estava sempre a tentar dar-lhes tudo o que achava importante, no fundo talvez os tratasse como se fossem seus netos. Na altura do Natal comprava imensos brinquedos novos para a infantil, os habituais carros para os meninos e bonecas para as meninas, passando por jogos, livros, material para as actividades didáticas, um vez comprou uns colchões todos coloridos que se encaixavam uns nos outros e faziam várias formas, comprava instrumentos para a sala de música, enfim...uma quantidade de coisas. Ao fim de semana eu e a mana pasávamos muitas horas no colégio, nessa altura podíamos desfrutar de tudo o que o avô comprava, era tudo só para nós! Passávamos horas na infantil com os brinquedos, no ginásio, onde andávamos nas argolas a fazer cambalhotas, no pneu onde nos enfiávamos e depois baloiçávamos, na trave, no espaldar ou no parque infantil onde havia os célebres baloiços, o escorrega, as argolas cujo o objectivo era passar por entre as argolas desde lá de cima até ao chão, havia também uma rede esburacada até ao tecto que dava para trepar, umas traves onde dávamos cambalhotas. Íamos muitas vezes para as salas de aula fazer desenhos no quadro e brincar às professoas e aos alunos, uma fazia de professora e outra de aluna. Mas uma das coisas que eu mais gostava era do piano na sala de música, apesar de nunca ter aprendido a tocar. Não havia vez, que eu fosse ao colégio e não corresse para o piano..., dava-me imenso prazer estar ali a tocar umas notas. O meu avô passava muito tempo no escritório que ficava mesmo em fente à sala de música e gostava muito de me ouvir, dizia que eu tinha jeito! Tenho muita pena de nunca ter aprendido a tocar...

2 comentários:

  1. Banita

    Ainda há tempo de aprender... basta que haja o querer. Obrigada por estes recuerdos!
    beijo,

    quarta-feira, julho 06, 2005
  2. Anónimo

    O teu avô gostava muito de te ouvir a tocar piano mas..., não desfazendo, consta que era um pouco duro de ouvido :)

    GOD was here!!... There!!... EVERYWHERE!!!

    quarta-feira, julho 06, 2005