Páscoa

Written by magali 0 comentários Posted in:

A minha avó paterna era católica praticante e como tal vivia a Páscoa de uma forma mais intensa. Todos os anos por esta altura a minha avó estava no norte na "nossa" aldeia. Além da missa de domingo de Páscoa todas as pessoas da aldeia recebiam em sua casa a visita do padre e de dois diáconos que o acompanhavam, a chamada visita pascal. Nessa visita o padre transportava a cruz de Cristo, os diáconos a água benta para benzer a casa e o saco das esmolas para quem quisesse contribuir para a igreja. A minha avó preparava uma mesa com diversos bolos e vinhos para oferecer ao padre e aos dois diáconos. Tudo isto tinha como propósito receber Cristo. Cheguei a assistir algumas vezes a esta "cerimónia" e devo dizer que numa delas, eu e a minha mana nos escondemos porque era suposto beijar os pés de Cristo e como nós não tivémos uma educação católica para nós isso não fazia qualquer sentido e era melhor não estar presentes senão o padre ainda nos dava um sermão! Claro que a minha avó nos disse que não era necessário beijar a cruz e mesmo que beijássemos qual era o mal que isso tinha, não foi fácil para a minha avó aceitar isso apesar de nunca nos ter obrigado a fazer fosse o que fosse em relação à igreja católica. Se faziamos era porque queriamos, quantas e quantas vezes eu e a minha mana não fomos à missa e a procissões para fazer companhia a avó!!!
É nestas alturas em que as famílias se juntam que tenho ainda mais saudades das minhas avós!!!
Magali

0 comentários: