Em portugal...

Written by magali 9 comentários Posted in:

Ontem em Sesimbra a polícia marítima apreendeu 14 toneladas de corvina. Tentei ver como é capturada a corvina em alto mar mas não consegui, provavelmente é feita com redes. Sei que pode ser capturada com canas mas penso que será apenas na pesca desportiva. Independentemente disso, existe um limite máximo de peixe que pode ser pescado e isso tem a ver com o facto das espécies terem que se reproduzir o que leva tempo, não é de um dia para o outro que os peixes chegam à maturidade reprodutiva!
O pescador em causa veio chorar para a televisão e dizer que era uma vergonha o que se tinha passado, o que é que ía fazer à vida, uma noite de pesca deitada fora, coitadinho... Das duas uma ou o senhor é ignorante e não sabe os limites do que pode pescar ou então estava a tentar ver se passava despercebido!? Resultado foi apreendido todo o peixe! Como seria se cada pescador apanhasse o que lhe apetece? Deixava de haver peixe e depois tinham de mudar de ramo! Será que é assim tão difícil compreender isso? Provavelmente se lhe pusessem a questão ou não teria opinião ou então diria - "já não estou cá por isso não me interessa", que tristeza!

Beijinhos!
Bom fim-de-semana
Magali

9 comentários:

  1. Sónia Bento - Gerente

    Boa tarde

    Em primeiro lugar a corvina é apanhada em rede, numa traineira ninguém apanha á cana.....
    Em segundo lugar só pode falar destas coisas quem sabe realmente do que está a falar...Por acaso sabe como são feitas as cotas que cada lota pode fazer??? isto falando internacional e nacionalmente???
    Em terceiro lugar....sabe o que é a vida do pescador para ter o peixinho em cima da mesa??? não é como nós que vamos ao supermercado e compramos e já está... eles passam as noites desde as 19 ás 10 da matina num barco, em alto mar...não estamos a falar de barcos enormes tipo aqueles que se vê na tv e que normalmente pertencem aos "senhores" que andam em grandes carros, mas sim de pequenas traineiras em que os donos dos barcos se calhar em alturas de inverno quase nã têm para dar de comer á familia, quanto mais os seus trabalhadores...
    No inverno quantas vezes vão para o mar noites seguidas sem apanhar nada, enquanto estamos deitadinhos na nossa caminha quentinha...arriscando a vida, sim arriscando a vida, pois muita gente não faz ideia do que é estar numa embarcação com vagas que fazem com que saia da nosso estomago o almoço e jantar de "uma semana".
    Digo-lhe desde já que me importo sim com os recursos naturais, e digo-lhe também que evito andar de carro quando não é necessário, que faço a escolha do lixo, que reutilizo coisas....
    Os coitadinhos como lhes chama, quando pescaram a corvina não sabiam que outra frota em sesimbra também tinha pescado corvina (coitadas sim das corvinas que foram apanhadas nessa noite), o que fez com que a cota máxima de corvina tenha sido ultrapassada...O outro barco vendeu a 5 euros o Kilo e ganhou se calahr o dinheiro todo de inverno para se sustentarem.
    A corvina do segundo barco, quando chegou á lota como pode imaginar já vinha morta. O que para esses pescadores foi o euromilhões, passou a ser uma noite de trabalho em vão, pois nem deu para o gasóleo.....
    Haaa outra coisa um dos senhores coitadinhos que viu a chorar é o meu pai, não é ignorante...é apenas um homem que ganha a vida honradamente para lhe meter o peixinho em cima da mesa, e que naquele dia teve a sorte de ter pescado uma cota muito boa de curvina que não ultrapassaria o normal, caso o outro barco não tivesse apanhado também curvina....Infelizmente os peixes não sabem ler...senão poderiam pôr um letreiro a dizer proibido curvina, ou só podem entrar X numero de kilos...
    Agradeço que quando fala das coisas saiba bem do que fala, e não chame ignorantes ás pessoas.
    Em relação ao planeta e recursos naturais, informe-se sobre os senhores ricos, que andam a fazer pesca de anzol etc, na baia de sesimbra, pescando na área onde os peixinhos vão desovar, os dos grandes barcos XPTO, que pescam milhares e melhares de toneladas, sem ver o que apanham...matam e depois se necessário mandam ao rio...

    Haa ao peixinho que foi vendido a 18 centimos está hoje na praça a 12 euros, para as pessoas como nós irem comprar....

    Obrigado

    sexta-feira, setembro 26, 2008
  2. magali

    Boa tarde,
    Obrigada pelo esclarecimento sobre a pesca de corvina.
    Disse-me que a captura da corvina é feita com rede o significa que o pescador pode deitar ao mar se vê que o que pescou é em excesso.
    Não tinha conhecimento de terem sido duas embarcações que pescaram corvinas em grande quantidade. Se calhar as cotas não deviam ser atribuidas à lota mas sim à embarcação, assim não teria acontecido o que aconteceu!
    Muita coisa está mal neste país mas as regras são feitas para se cumprir, se os que tem poder não o fazem e não são apanhados é outra questão, isso já tem a ver com os conhecimentos que provavelmente têm... É injusto, claro que sim!
    Tenho perfeita consiência que a vida de pescador não é fácil e é bastante dura até, sei que arriscam a vida e que ganham mal mas não é disso que falo no meu post. Se existem situações erradas na pesca é preciso denunciá-las, se querem melhores condições lutem por elas! Unam-se e revindiquem os seus direitos!
    Ainda bem que se preocupa com o planeta e pensa no futuro! Fico muito satisfeita que haja mais pessoas que como eu se preocupam com isso.

    Cumprimentos,
    ML

    sexta-feira, setembro 26, 2008
  3. Sónia Bento - Gerente

    Boa tarde

    Eles não tinham excedido a cota se o outro barco não tivesse pescado também corvina.
    De qualquer forma agradeço a resposta, e ficamos ambas a aprender como tendo ideias diferentes dá para falar de forma correcta e sem ataques, coisa que normalmente o ser humano não sabe fazer. Convido-a a conhecer o meu espaço.
    http://pt.netlog.com/arquitectura

    Quando lhe digo que tenho cuidado com o planeta, e com o mundo e universo em geral, não estou a mentir...e acho que é o caminho para a nossa sobrevivencia

    sexta-feira, setembro 26, 2008
  4. Anónimo

    EU TRABALHO NESSE BARKO O POMBINHO E CONVIDOA A VIR VER A PESKA PARA VERES COMO É UMA VIDA DE ESCRAVO E QUE QUASE NUN KA COMPENSA NO GANHO AQUILO QUE TRABALHAMOS ENTAO EM VES DE FALARES SEM SABER PODES VIR VER E APRENDER COMO SE PESKA A CORVINA SIX250@GMAIL.COM

    sexta-feira, setembro 26, 2008
  5. magali

    Boa tarde,

    O que está em causa não é se os pescadores trabalham ou não, não dúvido que se fartem de trabalhar! A minha questão é outra e tem a ver com o facto de capturarem mais peixe do que o permitido,já para não falar do peixe que não tem o tamanho certo e que é muitas vezes é apanhado... e isso não está correcto!

    Cumprimentos,
    ML

    sexta-feira, setembro 26, 2008
  6. Sónia Bento - Gerente

    Bom dia venho aqui esclarecer uma questão que ainda me chateou mais sobre esta questão...ontem falando com o meu pai vim a saber de mais alguns dados sobre esa história, em que percebi que o problema não é a quantidade de peixe que se apanhou....vejamos se me consigo explicar...quando apanharam a corvina as 14 toneladas de corvina, deveriam de ter trazido peixe miudo também, isto é...mesmo tendo trazido aquela corvina, se tivessem trazido sardinha (peixe que capturaram, mas que tiveram que lançar ao mar pois o barco não tinha capacidade para trazer tanto peixe).
    Eles ao verem que tinham apanhado sardinha e corvina, e que o barco não tinha capacidade para trazer tanto peixe, abdicaram da sardinha e trouceram a corvina, acontece que essa sardinha que mandaram ao mar seria necessária para fazer a percentagem de peixe graudo e peixe miudo.
    Então o problema não era a quantidade mas a percentagem de peixe miudo e graudo...loga a defesa do planeta não está propriamente defendida assimmm, logo o caso foi mais gritanteeeeee ainda.
    Por outro lado pelo que o meu pai me contou, esta foi a pesca do século pois não se lembram disto ter acontecido, nem mesmo os pescadores mais velhos...Dizem que deve de ter sido por causa das cheias, pois o peixe deve de ter vindo de espanha, sendo um peixe de rio.
    O peixe foi vendido a 18 centimos na lota, para que o estado recebesse o valor minimo, pois o estado apenas deu 20% do valor de venda do peixe,....digamos que em 16 mil euros de peixe deu 1000 euros aos pescadores...Assim foi uma forma de os compradores lesãrem o estado...

    Inté e please se poderem divulguem esta informação, pois os pescadores ficaram como sendo os maus da fita, onde não estáva realmente a ser defendido o planeta, pois se eles tivessem trazido a sardinha e a corvina não teriam tido estas confusões todas.......

    sábado, setembro 27, 2008
  7. magali

    Boa tarde,

    Ainda sobre esta questão encontrei esta página,
    http://diario.iol.pt/sociedade/corvina-pesca-pescadores-apreensao-policia-maritima-sesimbra/995696-4071.html

    A notícia refere que o senhor António Cagica diz que as corvinas capturadas já estavam no estado adulto. É no estado adulto que as corvinas se reproduzem e é por isso que não podem ser todas capturadas, para poder assegurar a multiplicação e a existência da espécie para que tanto os pescadores o possam pescar como também nós o possamos comer.

    Pela leitura da notícia pode tirar as suas conclusões, eu tirei as minhas.

    Para que fique bem explícito não tenho absolutamente nada contra as pessoas que trabalham na pesca antes pelo contrário mas se as leis existem foram feitas para se cumprir!

    Cumprimentos,
    ML

    domingo, setembro 28, 2008
  8. Sónia Bento - Gerente

    Pelo que sei as corvinas já tinham ido desovar a Espanha....

    segunda-feira, setembro 29, 2008
  9. Sónia Bento - Gerente

    não quero com isto dizer que devam de ser todas pescadas nada disso...

    segunda-feira, setembro 29, 2008