Reciclagem de cortiça

Written by magali 1 comentários Posted in:

Os sobreiros são umas das nossas maiores riquezas naturais em termos económicos, pois destes extrai-se a cortiça que tem diversas aplicações, além das rolhas para engarrafar o vinho, é utilizada na construção civil devido às suas capacidades isoladoras de temperatura, ruído e vibrações, é aplicada commo revestimento nas casas soalhos, tectos e paredes. Actualmente é bastante utilizada na industria da moda e do calçado assim como em artigos decorativos. Portugal é um dos principais produtores de cortiça a nível mundial e por isso é do nosso interesse preservar e aumentar a nossa área de sobreiros. O sobreiro é uma árvore pouco exigente em termos climáticos e de solos, no nosso país a maior parte da população situa-se abaixo do Tejo.

Neste momento já é possível fazer-se a reciclagem das rolhas de cortiça, basta por isso juntá-las e entregar nos hipermercados continente, nos centros comerciais dolce vita ou nas sedes dos agrupamentos de escuteiros onde já existem rolhões. Esperemos que muito em breve essa recolha se faça noutos locais para se tornar mais acessível a todos nós. Mais uma boa iniciativa que esperemos que resulte!

Muitos beijinhos!
Magali

1 comentários:

  1. Banita

    Aqui por estas bandas, as rolhas são de um material estranho... parecem de plástico, são duras, mas se as trincarmos elas deformam um pouco e depois da trinca voltam ao normal, i.e., tem alguma plasticidade...
    Enfim, rolhas mexicanas para um país que não tem sobreiros!
    Beijoquinhas fresquinhas do outro lado do Atlântico!
    Já só faltam 1 mês e 1 semana! ;)

    quinta-feira, novembro 13, 2008