Reflexão...

Written by magali 1 comentários Posted in:

Nem sempre é fácil olhar para a vida de uma forma positiva. O mundo está em crise, o país está em crise, as portas que há algum tempo estavam abertas neste momento estão fechadas, o tempo das facilidades acabou! A minha geração está com sérias dificuldades em descobrir o seu lugar ao sol. Na altura pensávamos que tirar um curso nos dava garantias de um emprego mas o facto de tirar um curso não nos trouxe assim tantas prespectivas, não digo que não seja importante tirar um curso mas na maioria dos casos é um engano. É uma forma de manter as pessoas ocupadas e assim não entrar logo no mercado de trabalho que se encontra saturado em quase todas as áreas. Os cursos continuam a estar desfazados da realidade nacional. Existem n licenciados em diversas áreas mas não existe mercado para os absorver. E então o que se vê são licenciados a trabalhar em coisas onde não se justifica ter uma licenciatura. Há quem vá tirar mestrados e doutoramentos, para quê? Ou as pessoas já trabalham na área ou então ainda é mais díficil de arranjar emprego. E a experiência na área de formação, como é que se adquire experiência no meio disto tudo? E como é que é possível estas pessoas organizarem as suas vidas e constituirem uma família?
Temos que pensar que melhores dias virão, a questão é que na minha geração vamos estando mais velhos de idade. Apesar da idade ir avançando não significa que tenhamos menos capacidades de aprendizagem e de trabalho. Quando se vê os anúncios de emprego um dos requesitos é idade até aos 35 anos, mas até isso tem de mudar porque hoje em dia já nada é garantido e se hoje estamos a trabalhar num sítio, amanhã podemos estar noutro local qualquer. Tem que haver oporunidades para as pessoas com idade superior a 35 anos. O mercado tem de se adaptar a esta nova realidade!
Não sei como vais se no futuro mas temos que continuar a acreditar e a lutar!!
Muitos beijinhos!
Magali

1 comentários:

  1. Anónimo

    Magali, não sei a sua idade. Sei que faz uma reflexão real. A aposta no mercado profissional deve ser tida em conta. Devemos estudar e evoluir. Mas devemos, sobretudo, instruir-nos para um objectivo futuro. De que serve o mestrado -agora há tantos- sem trabalho para viver? Já nem digo para o aplicar!

    Saudações e um SORRISO

    domingo, novembro 23, 2008