Epidemia

Written by magali 0 comentários Posted in:


A Cólera é uma infecção intestinal aguda provocada por uma bactéria, transmitida através da ingestão de água ou de alimentos contaminados. Esta doença surge sobretudo nas regiões mais pobres do mundo, onde não existe acesso a água potável. Todas as pessoas podem ser contamindas mas as mulheres, as crianças e idosos são os grupos de risco.

Actualmente existe uma epidemia de cólera no Zimbabué que teve inicio em Agosto, e segundo a ONU já matou cerca de 775 pessoas e fez mais de 16 mil doentes. A situação é grave e já foi declarado o estado de emergência no país. A cólera já alastrou ao Botswana e África do Sul onde os doentes procuram tratamento, uma vez que os serviços de saúde no Zimbabué funcionam de forma bastante deficitária. Para agravar a situação as autoridades decidiram cortar o abastecimento público de água à capital e as escolas encerraram, muitas crianças deixaram de ter acesso à sua única refeição. Como medidas de combate à epidemia a UNICEF está no terreno a distribuir água potável às populações, vai vacinar 1,5 milhões de crianças e fornecer medicamentos a 70% da população para evitar que a situação ainda se agrave mais. O ex-presidente, Robert Mugabe já veio dizer que a situação está controlada mas segundo as organizações humanitárias isso não é verdade.

A somar à epidemia de cólera, o país está mergulhado num ambiente caótico em termos políticos. O ex-presidente Mugabe ainda não aceitou a decisão de ter perdido as eleições. Sendo assim podemos questionar-nos sobre até que ponto é que o actual governo (!?) não tem contribuído para o agravamento da situação da epidemia? Enquanto se discute quem ou não é o poder, existem milhares de pessoas sem acesso a água, alimentação e saúde, essencial a todos os seres humanos.

Beijinhos!

Magali

0 comentários: