Residuos

Written by magali 2 comentários Posted in:

Para o ano vai entrar em funcionamento uma central de Valorização de residuos orgânicos (CVO) na Amora que irá tratar os resíduos provenientes dos concelhos de Almada e do Seixal. A capacidade prevista é de 60 mil toneladas por ano de matéria orgânica, destas 40 mil toneladas serão de resíduos urbanos biodegradáveis resultantes da recolha indiferênciada e e 20 mil resultantes da recolha selectiva. Actualmente os resíduos produzidos no concelho de Almada e do Seixal tem como destino final o aterro. Esta central vai permitir produzir energia eléctica para a rede nacional a partir do biogás, além disso irá produzir um composto orgânico que poderá ser utilizado na agricultura como adubo. O tratamento dos residuos vai ser feito através da compostagem dos resíduos, dando origem ao composto orgânico e da digestão anaérobia na qual é produzida o biogás.
Como funciona:

Finalmente vai acabar o mau cheiro do aterro além de todas as outras vantagens, valorização ecológica de resíduos, preservação dos recursos naturais, aumento do tempo de vida do aterro e produção de energia!
Muitos beijinhos!

MAgali

2 comentários:

  1. Davide

    Uma Boa noticia para o Norte de Portugal e claro também para o ambiente, instalou-se na maia ( Porto) uma unidade de tratamento e recepção de residuos pastosos e líquidos não perigosos entre esses residuos também recebem gorduras ( alimentares, residuos proveniente de tanques, esgotos,caixas separadores etc.. e de lamas não perigosas

    domingo, abril 12, 2009
  2. magali

    Davide,

    Ainda bem que as boas notícias não são só aqui no que respeita ao tratamento de resíduos!
    Obrigada pela informação.
    Volta sempre!
    MAgali

    segunda-feira, abril 13, 2009