Para o ano vai entrar em funcionamento uma central de Valorização de residuos orgânicos (CVO) na Amora que irá tratar os resíduos provenientes dos concelhos de Almada e do Seixal. A capacidade prevista é de 60 mil toneladas por ano de matéria orgânica, destas 40 mil toneladas serão de resíduos urbanos biodegradáveis resultantes da recolha indiferênciada e e 20 mil resultantes da recolha selectiva. Actualmente os resíduos produzidos no concelho de Almada e do Seixal tem como destino final o aterro. Esta central vai permitir produzir energia eléctica para a rede nacional a partir do biogás, além disso irá produzir um composto orgânico que poderá ser utilizado na agricultura como adubo. O tratamento dos residuos vai ser feito através da compostagem dos resíduos, dando origem ao composto orgânico e da digestão anaérobia na qual é produzida o biogás.
Como funciona:
Finalmente vai acabar o mau cheiro do aterro além de todas as outras vantagens, valorização ecológica de resíduos, preservação dos recursos naturais, aumento do tempo de vida do aterro e produção de energia!
Muitos beijinhos!
MAgali
2 comentários:
Uma Boa noticia para o Norte de Portugal e claro também para o ambiente, instalou-se na maia ( Porto) uma unidade de tratamento e recepção de residuos pastosos e líquidos não perigosos entre esses residuos também recebem gorduras ( alimentares, residuos proveniente de tanques, esgotos,caixas separadores etc.. e de lamas não perigosas
domingo, abril 12, 2009Davide,
segunda-feira, abril 13, 2009Ainda bem que as boas notícias não são só aqui no que respeita ao tratamento de resíduos!
Obrigada pela informação.
Volta sempre!
MAgali
Enviar um comentário