Esta semana estava eu num jardim municipal de Lisboa e encontravam-se uns senhores penso eu que seriam trabalhadores da autarquia a proceder ao corte de uma árvore, talvez com uns 20 metros de altura. Até aí tudo bem, de repente caiu um ramada de árvore com um tamanho considerável no chão. Perguntei-me na altura e deixo aqui a minha questão: Não seria necessário um perímetro de segurança? E se houvesse algum acidente? Felizmente que não enquanto lá estive mas e a prevenção?
Fui passear, desta vez para a zona de Alenquer, uma zona ainda muito rural. O tempo ajudou pois não choveu quase nada e não havia muita lama, ainda assim houveram alguns imprevistos devido às condições do terreno, havendo a necessidade de desviar alguns obstáculos do caminho nomeadamente árvores caídas devido aos fortes ventos e chuvas que se fizeram sentir na zona oeste há cerca de um mês, foram bem viíveis os estragos e tivémos relatos disso na primeira pessoa. Andámos por eucaliptais, zona de mato com sobreiros, subimos a um monte com cerca de 200 metros de altura, a subida foi emocionante e aí podemos comprovar a força dos jipes, de carro teria sido impossível lá chegar. Lá em cima esperavam-nos um marco geodésico e paisagens magnificas. Depois subimos à serra de Montejunto por uma estrada que a circundava, estreitinha e arrepiante para quem sofre de vertigens. A cerca de 500 metros de altura, um frio de rachar mas mais uma vez paisagens magnificas. Se puderem subam à serra porque vale mesmo pena! O melhor é ser num dia azul para poder ver mais além e num dia quentinho, preferencialmente na primavera. Visitámos uma antiga fábrica do gelo, não fazia a mínima ideia da sua existência. Gosto muito destes passeios porque tenho a oportunidade de conhecer o nosso país mais a fundo e de ver como é o país fora dos centros urbanos. Há mesmo muito para ver e para reter. Venha o próximo!
Mal nos conhecemos Inauguramos a palavra amigo! Amigo é um sorriso De boca em boca, Um olhar bem limpo Uma casa, mesmo modesta, que se oferece. Um coração pronto a pulsar Na nossa mão! Amigo (recordam-se, vocês aí, Escrupulosos detritos?) Amigo é o contrário de inimigo! Amigo é o erro corrigido, Não o erro perseguido, explorado. É a verdade partilhada, praticada. Amigo é a solidão derrotada! Amigo é uma grande tarefa, Um trabalho sem fim, Um espaço útil,um tempo fértil, Amigo vai ser, é já uma grande festa
A energia Solar pode ser aproveitada para minimizar o impacto do Homem no nosso planeta. Uma forma de o fazer é recorrer a uma nova tecnologia, a dos painéis solares e painéis solares térmicos, estes transformam a energia solar em energia eléctrica que pode servir para abastecerelectricamente as nossas casas, os edifícios e muitas infra-estruturas, bem como para aquecimento de água. Recorrendo aos painéis solares podemos reduzir a energia eléctrica que nos é hoje fornecida e que provém dos combustíveis fosseis, recurso que tem vindo a diminuir drasticamente devido ao seu consumo intensivo. No nosso país como no resto do mundo tem-se vindo cada vez mais a apostar nesta tecnologia mas ainda há muito potencial desaproveitado.
O nosso país tem um elevado potencial solar, cerca de 2200 a 3000 horas de sol por ano. Em Portugal estão a dar-se os primeiros passos no recurso à energia solar, vai ser construída uma central fotovoltaica na Amareleja que poderá produzir 46,41 MW pico e 35MW de potência de injecção na rede. A acrescentar a isto vai ser igualmente construída uma fábrica para a produção de painéisfotovoltaicos que servirá não só para o nosso país mas também para exportação. Neste momento o recurso a esta tecnologia é caro mas a abertura dessa fábrica pode fazer com que o acesso a essa tecnologia se torna mais acessível.
Numa altura em que se torna urgente e cada vez mais mediático a importância de minimizar o impacto do Homem no nosso planeta, devido à possibilidade cada vez mais iminente de alterarmos o ecossistema Terra de uma forma irreversível, é fundamental o aproveitamento deste recurso.
Se puderem vão ver o Avatar, eu gostei muito, além de ser em 3D ou seja diferente do que estamos habituados, tem uma história que envolve um mundo fantástico, uma fábula maravilhosa. Deixou-me a sonhar...
Felizmente há pessoas que nos surpreendem, aliás muitas vezes as pessoas são autênticas caixinhas de surpresas. Tenho aprendido que nem tudo o que parece é! Às vezes a vida não nos proporciona conhecer essas pessoas mas quando isso acontece é tão BOM! Sabe tão bem poder dar e receber. Essas pessoas fazem-me bem, deixam-me feliz. A troca é uma coisa imensamente boa!
Já estou cheia de saudades da minha família, ainda agora estavam por cá, mesmo que não estejamos sempre juntos sabe tão bem saber que a qualquer momento podemos ver-nos, assim é muito difícil mas tenho que me confortar com a ideia que daqui a algum tempo estão de novo aqui! Até lá tenho que viver e não deixar que a saudade dê cabo de mim. Se não fosse a internet...tem muita coisa má mas tem uma coisa muito boa, aproxima as pessoas que por qualquer razão não podem estar juntas. Que linda que está a godinha! E o Tiago está tão grande e tu mana estás linda maravilhosa.
Foi inaugurado o edifício mais alto do mundo no Dubai. Demorou 5 anos a construir e tem 828m de altura. Deve ter uma vista magnifica! Que sensação deve ser estar lá bem no altinho! Pode ser que um dia eu o possa visitar, não custa nada sonhar...