Ergonomia

Written by magali 3 comentários Posted in:

A ergonomia é uma disciplina que se ocupa da optimização das condições de trabalho visando de forma integrada a saúde e o bem estar do trabalhador e o aumento de produtividade (FMH).
Quando o trabalho é executado sem as condições ideais ou quando o trabalhador não está informado sobre a melhor forma de o executar existem riscos para a sua saúde. As lesões muscolo-esqulécticas são lesões que decorrem do trabalho repetitivo ou de um trabalho mal executado. É necessário prevenir estas lesões e para isso há que olhar para o trabalho executado e para a forma como ele é efectuado "in loco". É muito importante verificar isso no terreno pois na maioria das vezes o que acontece na prática é diferente da teoria e sem uma avaliação correcta dos riscos não é feita uma prevenção adequada. Este trabalho não é de todo fácil, uma das medidas para minimizar o risco de lesões muscolo-esqueléticas é a rotação no trabalho, podem imaginar que não é fácil dizer a um trabalhador que desempenha uma determinada tarefa à vários anos que vai ter que desempenhar outra tarefa. Este trabalho tem que ser feito com a colaboração dos trabalhadores por isso é importante explicar ao trabalhador os porquês dessas mudanças de uma forma clara e concisa. Se o trabalho fôr executado da forma correcta evitam-se as lesões e a produtividade também aumenta. Portanto, todos (entidade empregadora e trabalhador) devem estar interessados e colaborar nesta questão da ergonomia. Todas as tarefas tem riscos associados e por isso há que minimizá-los.

O video que vos deixo é exactamente sobre essa questão.
Espero que vos tenha alertado para a vossa postura diária, não só no trabalho mas em qualquer outro lado.

Beijinhos!

Magali

3 comentários:

  1. Miguel

    No meu trabalho sofremos imenso com más posturas e, principalmente, com as más posturas nas transferências de peso como as que ocorrem nas higienes e nos levantes dos doentes. Mas enfim, apesar de sensibilizados para esse problema e, apesar de sentir-mos isso no corpinho, a verdade é que as condições de trabalho não favorecem em nada a nossa saúde e as políticas das empresas minimizam (devo dizer, ignoram) esse aspecto.
    Obrigado pela visita ao meu blog!!!

    quarta-feira, dezembro 10, 2008
  2. Banita

    Adorei o vídeo!Pena não ter umas legendas em: Inglês, Espanhol ou Português!Por ordem de maior probabilidades;)

    quinta-feira, dezembro 11, 2008
  3. magali

    Pedro
    Obrigada pelo teu comentário.
    Uma cadeira ergonómica faz sempre falta nos dias que correm em que a maioria de nós passa horas ao computador!
    Volta sempre!
    Magali

    domingo, fevereiro 08, 2009