A ergonomia é uma disciplina que se ocupa da optimização das condições de trabalho visando de forma integrada a saúde e o bem estar do trabalhador e o aumento de produtividade (FMH). Quando o trabalho é executado sem as condições ideais ou quando o trabalhador não está informado sobre a melhor forma de o executar existem riscos para a sua saúde. As lesões muscolo-esqulécticas são lesões que decorrem do trabalho repetitivo ou de um trabalho mal executado. É necessário prevenir estas lesões e para isso há que olhar para o trabalho executado e para a forma como ele é efectuado "in loco". É muito importante verificar isso no terreno pois na maioria das vezes o que acontece na prática é diferente da teoria e sem uma avaliação correcta dos riscos não é feita uma prevenção adequada. Este trabalho não é de todo fácil, uma das medidas para minimizar o risco de lesões muscolo-esqueléticas é a rotação no trabalho, podem imaginar que não é fácil dizer a um trabalhador que desempenha uma determinada tarefa à vários anos que vai ter que desempenhar outra tarefa. Este trabalho tem que ser feito com a colaboração dos trabalhadores por isso é importante explicar ao trabalhador os porquês dessas mudanças de uma forma clara e concisa. Se o trabalho fôr executado da forma correcta evitam-se as lesões e a produtividade também aumenta. Portanto, todos (entidade empregadora e trabalhador) devem estar interessados e colaborar nesta questão da ergonomia. Todas as tarefas tem riscos associados e por isso há que minimizá-los.
O video que vos deixo é exactamente sobre essa questão. Espero que vos tenha alertado para a vossa postura diária, não só no trabalho mas em qualquer outro lado.
No meu trabalho sofremos imenso com más posturas e, principalmente, com as más posturas nas transferências de peso como as que ocorrem nas higienes e nos levantes dos doentes. Mas enfim, apesar de sensibilizados para esse problema e, apesar de sentir-mos isso no corpinho, a verdade é que as condições de trabalho não favorecem em nada a nossa saúde e as políticas das empresas minimizam (devo dizer, ignoram) esse aspecto. Obrigado pela visita ao meu blog!!!
Pedro Obrigada pelo teu comentário. Uma cadeira ergonómica faz sempre falta nos dias que correm em que a maioria de nós passa horas ao computador! Volta sempre! Magali
3 comentários:
No meu trabalho sofremos imenso com más posturas e, principalmente, com as más posturas nas transferências de peso como as que ocorrem nas higienes e nos levantes dos doentes. Mas enfim, apesar de sensibilizados para esse problema e, apesar de sentir-mos isso no corpinho, a verdade é que as condições de trabalho não favorecem em nada a nossa saúde e as políticas das empresas minimizam (devo dizer, ignoram) esse aspecto.
quarta-feira, dezembro 10, 2008Obrigado pela visita ao meu blog!!!
Adorei o vídeo!Pena não ter umas legendas em: Inglês, Espanhol ou Português!Por ordem de maior probabilidades;)
quinta-feira, dezembro 11, 2008Pedro
domingo, fevereiro 08, 2009Obrigada pelo teu comentário.
Uma cadeira ergonómica faz sempre falta nos dias que correm em que a maioria de nós passa horas ao computador!
Volta sempre!
Magali
Enviar um comentário